terça-feira, 8 de março de 2016

ASK Frank Wan


Frank, qual é a sua opinião em relação aos videogames? 2
Não sei se reparaste neste pormenor MM.
Passados 3 000 anos ainda não escapámos à estrutura do mitema: homem bom luta e vence homem mau por uma causa justa.
A violência ao serviço do bem. O mitema de Shaolin, dos Templários, etc....
Variação futebolística: tribo bem organizada e irmanada vence a outra tribo.

Essa é sempre a linha de força de todas as narrativas, de Homero à Bíblia, dos filmes aos videogames.
Estrutura narrativa jurássica que não sai de moda.
Se quiseres saber porquê lê a obra de um antropólogo que morreu recentemente: René Girard.
Se quiseres, antropologicamente, tens aí um dos segredos do "sucesso" do cristianismo.
E também tens o segredo do insucesso do cristianismo: o "louco" Jesus pede aos homens a loucura de "amar os inimigos" e "dar a outra face", i.e., acaba com o ciclo da devolução da violência, do equilíbrio da justiça e dos atos por mérito e devolução... e mergulha no abismo do amor.
Não te assustes, os homens trataram logo de "organizar o amor" (ahahahahahaha contradição nos seus termos) em convenientes religiões com sacerdotes gordinhos que fazem uns discursos e recebem uma gorjeta.

ASK


O que fazer depois de perder o pai?
A perda sempre depende da relação que você tinha com o seu pai. Se bem que a dor, estranhamente, por vezes, seja pior com o progenitor com o qual se tinha mais márelação - é como se ficasse uma amargura no ar por tudo o que não se conseguiu construir na relação em vida.
Recentemente vi uma pessoa que perdeu o pai. Ele anda a visitar os amigos do pai. Apercebi-me disso e disse-lhe "andas a revisitar o mundo do teu pai para te despedir dele".
Tem-lhe feito muito bem. Nós contamos-lhe coisas do pai dele (por vezes mentimos, mas já se sabe, morto é sempre uma pessoa espectacular). Ele ri-se, ouve as peripécias, e diz"não tinha ideia que o meu pai era assim".
Esse seria o meu conselho: visite os amigos dele, oiça histórias do velho, visite muitas vezes a última casa dele, fale com pessoas da idade dele mesmo que não tenham sido amigas dele sempre partilharam os mesmos acontecimentos sociais e históricos.
E vou avisando: você vai mudar. Vai sentir coisas diferentes em relação a outras pessoas e, durante uns tempos, tenha cuidado consigo: você vai ter reações inesperadas e sentir coisas inusitadas.
Outro aviso: o luto é por ondas.
Há momentos que parece que esqueceu e, de repente, bate uma coisa que esmaga o coração. Depois passa. Depois volta. Depois, passa muito tempo e parece que acabou...e volta com violência.
Visite o túmulo as vezes que necessitar.
Mais dois avisos:
1. ele está contigo, dentro de ti e à volta de ti. Não tenha dúvidas.
2. Homem chora.
Chorar lava a alma. Como diz o Kundera "quando se começa a chorar, aproveita-se, e chora-se por tudo". Faça isso: aproveite e chore por tudo na sua vida.
Pode contar comigo, eu sou cinturão (cinto) negro em sofrimento. A melhor forma de lidar com o sofrimento é sofrendo. Não existem anestesias.
Grande abraço

Nenhum comentário :

Postar um comentário